terça-feira, 15 de abril de 2014


PF teme manifestações na Copa, mas não tem ideia da dimensão que terão

'A probabilidade delas acontecerem é altíssima', diz delegado.
Durante Confederações, polícias foram pegas de 'surpresa' por violência.


 Onda de protestos espontâneos tomou o país de surpresa, ofuscando a Copa das Confederações (Foto: AP)


Durante a Copa do Mundo, que terá jogos em 12 capitais do país entre 12 de junho e 13 de julho, o maior temor, em termos de segurança, não é o de um ataque terrorista, mas as manifestações que podem ocorrer durante a competição, diz, em entrevista exclusiva ao G1, o delegado Felipe Seixas, coordenador nacional da segurança de grandes eventos da Polícia Federal

“As manifestações, sem dúvida, seriam hoje a nossa maior preocupação. A probabilidade delas acontecerem é altíssima, sabemos que irão acontecer, mas não sabemos exatamente qual a proporção. Pode ser que sejam piores ainda do que na Copa das Confederações. Pode ser que sejam mais violentas”, afirma o delegado.“Sabemos que vai ter, mas não se sabe ainda exatamente qual vai ser a dimensão destes movimentos”, acrescenta. “Já um ataque terrorista, a gente acredita que não vai acontecer, e estamos trabalhando para que isso não ocorra. E, caso ocorra, que a resposta do Estado seja o mais rápido possível”.

Durante a Copa das Confederações, em junho de 2013, protestos ocorreram em diversas cidades do país pedindo melhorias no transporte público e na saúde, dentre outras reivindicações. Os atos levaram milhares de pessoas às ruas do país e, em muitos casos, terminaram de forma violenta, com depredações e confrontos. As polícias foram acusadas de excesso de uso de munição não letal, como gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha, que deixaram feridos em vários estados. A corporações disseram ao G1 que “foram pegas de surpresa” pela violência.

2 comentários:

  1. Gostei da sua notícia ! Pode nos mostrar que estão realmente preocupados com as manifestações, que pode causar muita confusão e até morte !

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa notícia, pois fala do que realmente esta acontecendo em nosso país (a corrupção ) o povo não aguenta mais ser roubado pelo governo e estão se manifestando a procura de respostas dos políticos.Os manifestantes vão se manifestar durante a copa para ver se a presidenta tome alguma atitude em nosso país para melhorar o educação,os hospitais entre outros problemas ocorrido em nosso país.

    ResponderExcluir