terça-feira, 15 de abril de 2014

Adidas lança camisetas sobre a Copa com conotação sexual e causa polêmica

Uma linha de camisetas inspirada na Copa do Mundo lançada pela marca de material esportivo Adidas está causando polêmica. Isso por causa das imagens que retratam o Brasil e da conotação sexual que pode ser vista nas ilustrações destas roupas, algo que se tem tentado combater, até por parte do governo brasileiro.

De acordo com os jornais O Estado de S.Paulo e O Globo, a polêmica chegou a altas esferas, a ponto de a Embratur prometer formalizar uma reclamação. Na tarde desta terça-feira, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência publicou uma nota de repúdio à "confecção de camisetas com ilustrações de cunho sexual associado às cores e aos símbolos do Brasil".

Em duas camisetas que estão sendo vendidas no site americano da marca alemã, as imagens que remetem à beleza da mulher brasileira causaram incômodo. O problema é o fato de a Copa do Mundo também atrair muitos estrangeiros para o "turismo sexual".

Uma camiseta de cor verde mostra a frase "Eu amo o Brasil". Mas o que seria um coração tem na verdade o formato de um bumbum de biquíni. A outra camiseta, amarela, mostra: "lookin' to score", o que pode ser traduzido como "buscando gols", mas que também pode ser uma alusão a "pegar garotas". As camisetas custam de US$ 22 a US$ 25 (de R$ 50 a R$ 60)

"Vamos entrar em contato com a direção da Adidas, fazendo um apelo para que reveja essa atitude e tire os produtos do mercado. Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende", explicou ao Estado Flávio Dino, presidente da Embratur. "Nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o governo adota."


Nenhum comentário:

Postar um comentário