quinta-feira, 29 de maio de 2014

As pinturas surrealistas de Mehdi Ghadyanloo, um transformador da arte de rua no Irã (FOTOS)


Teerã, capital do Irã, pode não ser a primeira cidade que você pensa ao contemplar o vasto universo da arte de rua. Porém, ao ignorar as manifestações culturais do Oriente Médio você vai perder o trabalho de Mehdi Ghadyanloo, um artista de rua que trouxe mais de 100 ilustrações fantásticas para as paredes e paisagem urbana de Teerã.
street art
Old Memories of Tehran (Antigas memórias de Teerã)
Ghadyanloo começou decorar arranha-céus e edifícios de escritórios há oito anos, em Teerã, buscando combinar espaços arquitetônicos minimalistas com cenas surreais de outros universos. Como sequências de sonhos exagerados, as imagens retratam figuras e estruturas que desafiam a gravidade em outras dimensões, tudo a partir de perspectivas alteradas que se fundem com o céu e as estruturas reais da cidade.
Prolífico, o artista vem revelando ao público estrangeiro a diversidade da arte de rua em Teerã. "Graffiti é ilegal aqui no Irã, como em muitos outros países, os grafiteiros em Teerã trabalham à noite", explicou Ghadyanloo ao The Huffington Post. "Quanto aos outros campos da arte, o investimento na arte visual e na pintura é um pouco melhor do que era há oito anos, durante a presidência de [Mahmoud] Ahmadinejad, mas tudo depende de boicotes econômicos contra o enriquecimento nuclear iraniano".
Aparentemente a estranha explicação refere-se à enorme coleção de arte que se esconde em armazéns sob o Museu de Arte Contemporânea de Teerã desde a Revolução Islâmica, em 1979. O museu gostaria de expandir suas instalações, a fim de mostrar as obras de arte raramente vistas (incluindo pinturas de Picasso, Van Gogh e Monet) em uma exposição permanente; no entanto, os representantes do museu citam as sanções internacionais como um obstáculo econômico para as artes e o financiamento cultural. E o levantamento dessas sanções depende das negociações nucleares.
Confira uma pequena mostra da arte de rua de Ghadyanloo. Abaixo, deixe seus pensamentos sobre as pinturas nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário